-Publicidade-


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Bob Widlar.

-Publicidade-
Bob Widlar, engenheiro eletricista e pioneiro no design de circuitos integrados lineares.

Bob Widlar (1937-1991), engenheiro eletricista e pioneiro no design de circuitos integrados (CIs) lineares. É considerado o maior projetista de CIs da história e o cara que revolucionou a indústria dos circuitos lineares.


Bob Widlar juntamente com Dave Talbert dominaram o mundo dos CIs analógicos durante os anos 60 e 70. Foram responsáveis por mais de 80% de todos os circuitos lineares feitos e vendidos no mundo naquela época, como o µA702 - primeiro CI amplificador operacional, o µA723 - primeiro regulador de tensão integrado, o LM10 - primeiro Amp-Op ultra-low-voltage e muitos outros.

O espelho de corrente com resistência de emissor (Fonte de corrente Widlar) e a referência de tensão Bandgap, também são contribuições de Bob Widlar. O µA 702, projetado por Bob Widlar, revolucionou a história dos circuitos integrados e foi um sucesso comercial para a Fairchild. Ele é constituído de 12 transistores e 5 resistores.

O µA 702 deu origem a um dos maiores sucessos da indústria microeletrônica, o µ709 também projetado por Bob Widlar, talvez o amplificador operacional mais utilizado na eletrônica. Milhões de µA709 foram vendidos e sua composição era de 14 transistores e 15 resistores. Antes de Widlar criá-lo, isso era tido como impossível.



Widlar, ao mesmo tempo que era considerado um gênio no mundo da microeletrônica, era também considerado uma pessoa boêmica, gostava de pregar peças em seus amigos e tinha um temperamento imprevisível.  Widlar gostava de sacanear os projetistas de CIs digitais, dispositivos que estavam começando a surgir em sua época.


Widlar também ficou famoso entre os estudantes de engenharia elétrica, eletrônica e por apreciadores dos circuitos analógicos, devido à frase "Every idiot can count to one", que sempre foi muito usada para sacanear os estudantes que tinham mais interesse pela lógica digital do que pelos circuitos analógicos. Mesmo hoje, diversos gifs e memes rodam a internet com essa citação.

Se gostou e quer saber mais curiosidades sobre Bob Widlar, confira este artigo sobre ele!

Curta a página Artilharia Digital  e a página Engenharia Elétrica e Eletrônica no facebook e fique ligado em mais curiosidades. Até a próxima!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: