-Publicidade-


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Banda Larga 3G! Como se dar bem na hora de escolher.

-Publicidade-


Hoje em dia principalmente nos grandes centros vivemos em uma agitação interminável, é o trabalho excessivo o transito que não ajuda, são os compromissos do dia a dia. Com isso somos obrigados há otimizar o tempo e as atividades para podermos cumprir nossos compromissos dentro do prazo, meio a isso surge às tecnologias desenvolvidas para simplificar as atividades do dia a dia uma delas é que já não é novidade é a Internet ou Banda Larga 3G móvel que dispensa cabos atinge distancias maiores que a wireless e é acessível em todo o território de cobertura da operadora escolhida.
Bom isso é o que as operadoras prometem mais será que isso realmente é verdade será que vale a pena contratar um plano 3G?
E isso que veremos aqui.


1- Mais o que é 3G?

3G ou terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, veio para substituir o 2G. É baseado nas normas da UIT União Internacional de Telecomunicações.

O sistema 3G permite às operadoras de redes oferecerem uma ampla gama de avançados serviços, já que possuem uma capacidade de rede maior. Entre os serviços, há a telefonia por voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em um ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 10 MB por segundo. Permitem telefonia móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e Vídeo-telefonia. 

2- A Tecnologia 

A tecnologia usada é o 3G High-Speed Downlink Packet Access (HSDPA) que permite velocidades de até 14.4 Mbps. Um novo padrão de transmissão de dados que ainda deve demorar a chegar ao Brasil é o HSPA+ que permitirá velocidades de até 42 MBps.

3- Planos de Assinatura 3G.

Hoje no Brasil existem basicamente 4 operadoras que oferecem o serviço de Banda Larga 3G são elas: OI, VIVO, TIM, CLARO. Cada uma delas tem vários planos de internet 3G que variam bastante de valor e de localidade para localidade.

4- Banda Larga 3g realmente funciona?

Sim realmente funciona, mais temos que analisar com calma, temos primeiro que ver se onde você mora esse tipo de tecnologia já é acessível, ou seja, mesmo que você assine um plano 3G da Melhor Qualidade se em sua cidade não tiver acessibilidade 3G o sinal que chegará até você será no padrão 2G relativamente baixo comparado ou 3G. Geralmente nos grandes centros o sinal 3G já esta disponível há algum tempo, mais mesmo assim são freqüentes as queixas de sinal ruim em bairros mais distantes.

5- Qual é a melhor internet 3G e o que olhar na hora de assinar um plano 3G?

Para pode afirmamos se um plano é melhor ou pior que o outro temos que analisar alguns fatores básicos: Mobilidade e Velocidade, Custo e Suporte 

Analisando a TIM:

Mobilidade e velocidade:

Oferece:
  • Cobertura 3G(HSDPA) até 7,2 Mbps
  • Cobertura EDGE até 200 Kbps
  • Cobertura GPRS até 40 Kbps

Ou seja, se você sair de uma área de cobertura 3G para uma área EGDE ou GPRS você
Continuará conectado mais com a velocidade máxima respectiva. O melhor e conferir a lista de cobertura para ver se sua cidade tem acessibilidade 3G ou EDGE ou GPRS

Custo em Media por plano:

No momento a TIM oferece os seguintes planos:

  • Plano Ilimitado até 7,2 Mbps 189,90
  • Plano Ilimitado até 1 Mbps 119,90
  • Plano Ilimitado até 600 Kbps 89,90
  • Plano Ilimitado até 300 Kbps 59,90

Esses valores não estão incluso o valor do modem ou mini modem. O modem vem bloqueado se comprar diretamente pelo telefone e terá que desbloqueá-lo para usar.

Suporte:
Oferece suporte para drives e suporte técnicos pelo site e telefone.

Visitem o site: TIM WEB

Analisando a OI Velox 3G:

Mobilidade e velocidade:
Oferece planos de 300 Kbps a 1 Mbps com tecnologia 3G, EDGE e GPRS

Custo em Media por plano:

  • Plano Iniciante 300 Kbps 69,90
  • Plano Intermediário 600 Kbps 89,90
  • Plano Avançado 1 Mbps 119,90

O preço do modem não esta incluso nos planos.

Suporte:
Oferece suporte para drives e suporte técnico no site e por telefone.

Visite o site: Oi Velox 3G

Analisando a CLARO:

Mobilidade e Velocidade:

Oferece Planos de 1Mb com franquia mensal de 100MB a GB e é a mesma coisa das outras oferece 3G, EDGE e GPRS 

Custo em Media por plano:

  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 100 MB 29,90
  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 250 MB 49,90
  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 500 MB 69,90
  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 1GB 79,90
  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 3GB 89,80
  • Plano Até 1Mbps com franquia mensal 5GB 119,90

Cobra taxa de 0,10 a 0,30 MB excedidos
O modem não é incluso mais tem varias promoções e também promoções para Banda larga 3G mais minutos para celular.

Suporte: Oferece suporte telefone e via internet e em lojas cadastradas
Visite o site: Claro 3G


Analisando a VIVO:

Mobilidade e Velocidade:

Cobertura 3G EDGE e GPRS como as outras se na região não tiver 3G passa para EDGE ou GPRS e logicamente a velocidade cai de acordo com o sistema. O melhore é sempre conferir se tem 3G em sua localidade antes de assinar qualquer plano.

Custo em Media por plano:
Planos por Franquia mensal:
  • Plano Vivo Internet 250Mb 49,90
  • Plano Vivo Internet 500 Mb 79,90
  • Plano Vivo Internet 1 GB 89,90
  • Plano Vivo Internet Brasil 2 GB 119,90

Cobra taxas de 0,06 a 0,20 por MB excedente.
Nos planos você tem desconto nos 3 primeiros meses e pode levar o Modem de Graça em Algumas promoções.

Suporte: Oferece suporte online e por telefone e em lojas cadastradas

Visite o Site: Vivo internet 3G




6- Mobilidade ou velocidade?

Isso é muito importante na hora de escolher um plano, algumas operadoras oferecem alta velocidade mais a mobilidade é pouca, ou seja, de nada adiante você ter internet 3G com alta velocidade em determinado local e quando você se deslocar a velocidade cair drasticamente.

O ideal e comprar um plano intermediário que a velocidade seja boa tanto na sua residência e trabalho mais que também não diminua tanto quanto você se deslocar para outras cidades ou estados.

7- Banda Largar 3g até que ponto compensa?

Compensa: Se você viaja muito ou se desloca com facilidade e necessita de internet a todo o momento esse tipo de tecnologia é ideal para você. Também para aqueles que querem mobilidade e vivem com o notebook na mochila para todo o canto como palestrantes, vendedores entre outros.

Não Compensa: Se você só tem costume de usar em casa ou em um lugar fixo, o melhor para você é contratar outro tipo de serviços como Internet a Cabo, ADLS, via radio ou semelhantes, pois tem planos com telefone e TV a cabo e internet junto os chamados COMBOS que para esse tipo de publico compensa mais que a 3G e a velocidade são semelhantes ou melhores.

Gostou desta postagem? Que tal seguir nossos feeds ou receber nossas postagens por e-mail?

Conheça o Forum Para Blogueiros e Webmasters. Clique Aqui.

-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

3 comentários:

Unknown disse...

Belo post catrak.
Tenho internet 3G da VIVO no plano 2GB. Pago R$119,90 e até antes de atingir a franquia de 2GB de trafego,tudo é uma maravilha.
Taxas de conexão de 800kbps a 1Gb.
Depois que atinjo (com facilidade) os 2Gb de tráfico, os filhos da #@&*%% baixam a minha velocidade para taxas de 70kbps a 128kbps.

Sacanagem isso!

Infelizmente preciso do serviço pois, tenho um blog e preciso atualizá lo diariamente.
Uso em casa e nas locomoções para o trabalho.
Onde moro a Velox(RJ)diz sempre que "falta" disponibilidade técnica.

Um abraço e parabéns pelo blog.

Muito bem elaborado. Coisa de profissional.

Jeniffer disse...

Ótimo post cara.
Ajudou mto.
Obg.

Anônimo disse...

Cruz credo, no Brasil a internet 3G é ruim demais, além de ser tudo limitado.As operadoras fazem um monte de planos, mas no final é tudo a mesma coisa, não acaba nada diferenciando uma da outra, até parece Cartel, só não vê quem é cego...Agora até a oi Velox banda larga residencial, vai começar com essa palhaçada de franquias...Eles oferecem até 8 megas, mas o que adianta, é franquiado, podiam oferecer até 1 milhão de megas que de nada adiantaria.Igual o cara que compra uma ferrari no Brasil, nunca vai ter pistas pra andar o tanto que ela anda...