-Publicidade-


domingo, 26 de março de 2017

Nova edição: Instalações Elétricas Industriais - Mamede.

-Publicidade-
Instalações Elétricas Industriais 9ª Edição - Mamede

Nova edição do livro "Instalações Elétricas Industriais" de João Mamede Filho, referência nacional no assunto e indispensável para estudantes de Engenharia Elétrica e profissionais da área.

Depois de uma longa espera,  já que oitava edição foi lançada em 2010, a nona edição do livro "Instalações Elétricas Industriais" já está disponível no mercado (Link). Agora com um visual mais moderno e totalmente atualizada, a 9ª Edição pretende ser a referência no assunto nos próximos anos.

A nova edição aborda, em uma linguagem de fácil entendimento, todos os conceitos necessários para o desenvolvimento de projetos de instalações elétricas industriais. Com o diferencial de possuir uma abordagem voltada aos exemplos práticos que permitem que o conteúdo teórico seja compreendido e fixado mais facilmente e também pelo fato de o livro principal ser acompanhado de um apêndice (Exemplo de aplicação) que retrata fielmente o projeto elétrico de uma indústria, fornecendo todas as plantas, detalhes dos cálculos e demais informações. O livro também possui várias ilustrações com ótima qualidade e muitas tabelas de fabricantes de materiais elétricos, que permitem uma visão mais realista das características destes equipamentos. O texto também é, sem dúvida, o mais completo entre as opções disponíveis no mercado brasileiro.

O livro "Instalações Elétricas Industriais", teve sua primeira edição publicada em 1986 com o objetivo de transmitir aos estudantes e profissionais na área de engenharia elétrica, os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para a elaboração de projetos de Instalações Elétricas Industriais. Desde sua primeira edição, o livro sofreu várias modificações e atualizações, grande parte delas visando atualizar o leitor sobre as novidades e as modificações nas normas deste setor. Nessa nova edição não foi diferente, o livro foi atualizado para ficar de acordo com  NBR 5419:2015 e recebeu adições significativas em vários capítulos. Confira o que tem te novo na 9ª edição:

Novidades da 9ª edição do livro Instalações Elétricas Industriais:

A 9ª edição, além do visual moderno e mais atrativo, enriqueceu praticamente todos os capítulos com assuntos complementares e exemplos de aplicação para facilitar a compreensão da teoria associada às situações práticas. Por exemplo, o Capítulo 10, sobre Proteção e Coordenação, recebeu uma quantidade significativa de informações e exercícios relacionados com a proteção de sistemas de média tensão de estabelecimentos industriais.

Já o capítulo 13, sobre Proteção contra descargas atmosféricas, foi praticamente todo refeito para atender à norma ABNT NBR 5419 de 2015 sobre Proteção contra descargas atmosféricas, publicada em quatro diferentes volumes.

O Apêndice de Exemplo de Aplicação, que acompanha o livro principal, sofreu diversas alterações, principalmente no sistema de proteção de média tensão. Também foi acrescentado no apêndice várias plantas e detalhes construtivos da instalação elétrica industrial.

Confira gratuitamente algumas páginas do livro disponibilizadas pela editora. Clique Aqui!

Sumário:

  Cap.1 - Elementos de projeto
  Cap.2- Iluminação industrial
  Cap.3- Dimensionamento de condutores elétricos
  Cap.4- Fator de potência
  Cap.5- Curto-circuito nas instalações elétricas
  Cap.6- Motores elétricos
  Cap.7- Partida de motores elétricos de indução
  Cap.8- Fornos Elétricos
  Cap.9- Materiais elétricos
  Cap.10 - Proteção e coordenação
  Cap.11 - Sistemas de aterramento
  Cap.12 - Subestação de consumidor
  Cap.13 - Proteção contra descargas atmosféricas
  Cap.14 - Automação industrial
  Cap.15 - Eficiência energética
  Cap.16 - Usinas de geração industrial

  Apêndice - Exemplo de aplicação

Sinopse:

Em 2010, quando foi publicada a 8a edição de Instalações Elétricas Industriais, já haviam sido mencionadas as ameaças de restrição de geração, motivadas pelos ciclos hidrológicos incertos. Essa situação colocava em risco o abastecimento de energia elétrica do Brasil, ainda traumatizado pelo racionamento ocorrido em 2002. Nesses últimos sete anos, o país tem vivenciado periodicamente a mesma preocupação com a regularidade do fornecimento de energia elétrica aos consumidores, notadamente os da classe industrial. Para controle dos gastos, foram criadas as bandeiras verde, amarela e vermelha nas contas de energia, em função dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN), influenciados pela baixa recarga das represas. O sinal de alerta (representado pelas bandeiras amarela e vermelha) é acompanhado por uma majoração do valor pago pelo consumo de energia.

Essas incertezas continuam preocupando o consumidor industrial em relação à restrição de fornecimento regular de energia elétrica. A garantia desse suprimento passa, normalmente, pela geração própria de energia nesses estabelecimentos, porém associada a elevados investimentos. Assim, o autor teve o cuidado de manter e atualizar o capítulo de Usinas de geração industrial. Por essas razões, Instalações Elétricas Industriais continua sendo o mais referenciado livro para estudantes e profissionais do setor, sempre com o que há de mais importante e atual no cenário da energia elétrica no país.

Sobre o autor:

João Mamede Filho é engenheiro eletricista, formado em 1970. Presidente da empresa Estudos e Projetos Elétricos (CPE), lecionou por 33 anos no curso de Engenharia Elétrica da Fundação Edson Queiroz | Universidade de Fortaleza (Unifor). Entre os inúmeros cargos que ocupou no setor elétrico estão a presidência da Nordeste Energia S.A. (Nergisa) e a do Comitê Coordenador de Operações do Norte-Nordeste (CCON), além de ter respondido, ao longo de uma década, pelas diretorias de Operação e de Planejamento e Engenharia da Companhia Energética do Ceará (Coelce), atualmente denominada Enel Distribuição Ceará.

Nova capa:

Instalações Elétricas Industriais 9ª Edição - Mamede

Instalações Elétricas Industriais - 9ª Edição - Mamede.

Onde comprar:

O livro pode ser encontrado com desconto nos seguintes sites:

  Livro Instalações Elétricas Industriais  - 9ª Edição na Amazon - Frete Grátis.


Confira também:

  Análise de curto-circuito e princípios de proteção.
  Livro: Practical Electronics for Inventors - Paul Scherz e Simon Monk.
  Os melhores livros sobre Eletromagnetismo.
  Os melhores livros sobre Máquinas Elétricas. 
  Os melhores livros sobre Circuitos Elétricos.

Venha fazer parte da maior página de Engenharia Elétrica e Eletrônica do Facebook. Curta nossa página!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: