-Publicidade-


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

EasyEDA - Plataforma gratuita para desenvolver PCBs facilmente.

-Publicidade-
EaseyEDA - Plataforma gratuita para desenvolver PCBs facilmente.

EasyEDA é uma ferramenta web gratuita para simulação de circuitos, design de placas de circuito impresso (PCB) e criação de esquemas. Com o EasyEDA você pode facilmente desenhar circuitos eletrônicos e testá-los em um simulador SPICE. Também é possível desenvolver facilmente suas PCBs e fabricá-las na própria plataforma do EasyEDA.

A lista completa com todas as novidades que o EasyEDA oferece pode ser encontrada neste link. No entanto, eu gostaria de apresentar algumas funcionalidades muito legais do EasyEDA. Confira!

Captura de Esquemas: Desenhar circuitos no EasyEDA é simples e autoexplicativo. Os circuitos feitos com as ferramentas da plataforma ficam bem legais e podem ser salvos em PDF, arquivo de imagem ou em formato SVG (Scalable Vector Graphics). O circuito abaixo mostra um exemplo de esquemático feito usando as ferramentas de desenho de circuito.

Circuito desenhado usando as ferramentas do EasyEDA.
 Circuito desenhado usando as ferramentas do EasyEDA.

Pesquisa de componentes: O EasyEDA possui uma vasta lista de componentes que podem ser acessados clicando no link More Libraries na parte inferior do lado esquerdo da plataforma. Você pode procurar por mais de 100Mil componentes provenientes de todas as bibliotecas disponíveis para Eagle e do open-source Kicad. Isso quer dizer que você pode ter acesso e usar todos os projetos e módulos oferecidos por plataformas como o Sparkfun, SeeedStudio, Adafruit, e muitos outros, diretamente da plataforma. E o mais legal é que caso você não encontre os componentes que você necessita a plataforma lhe permite criar seus blocos de componentes. Confira alguns dos tutoriais e entenda melhor!

EasyEDA permite o acesso a várias bibliotecas de componentes.
 EasyEDA permite o acesso a várias bibliotecas de componentes.

É possível procurar por componentes de terceiros facilmente no EasyEDA.
 É possível procurar por componentes de terceiros facilmente no EasyEDA.

Acesso a projetos públicos: O EasyEDA permite ter acesso fácil a diversos projetos públicos postados por cada usuário ou por empresas voltadas para hardware livre como o SeeedStudio. O arquivo, com o design destes projetos de hardware, podem ser abertos e editados diretamente do navegador com apenas um clique. Você pode fazer qualquer modificação necessária em todos os projetos públicos.

Acesse facilmente vários projetos open-source feito pela comunidade.
 Acesse facilmente vários projetos open-source feito pela comunidade.

Photo View: Com essa ferramenta você pode ver e ter uma ideia de como vai ficar sua PCB depois de pronta. Você pode fazer simulações com diferentes cores para a PCB até encontrar um padrão que lhe agrade.

Com a ferramenta Photo View você tem uma ideal real de como vai ficar seu projeto.
Com a ferramenta Photo View você tem uma ideal real de como vai ficar seu projeto.

Compra de PCBs: Depois que seu projeto estiver concluído, você pode optar por comprar sua PCB diretamente da plataforma. O EasyEDA confecciona sua placa com todas as características que você testeou e simulou e lhe envia diretamente para seu endereço. Tudo isso por um presso acessível e justo. Dessa forma o EasyEDA facilita a vida dos iniciantes que ainda não possuem uma lista de empresas que possam dar vida ao seu projeto. No entanto, você não é obrigado a usar esse serviço, você pode exportar seu projeto no formato Gerber gratuitamente e solicitar que outra empresa confeccione seu projeto quando você quiser.

Nas fotos abaixo, você pode ver um projeto de um carregador de bateria de carro projetado totalmente dentro da plataforma do EasyEDA e manufaturado por eles no final. Confira o projeto. Clique aqui!

Projeto de um carregador de bateria de carro feito no EasyEDA

Uma outra vantagem do EasyEDA e de outras ferramentas EDA (Electronic Design Automation) online é que todos seus arquivos e projetos ficam salvos em um servidor, ou seja, você pode acessá-los e trabalhar com eles em qualquer maquina e em qualquer lugar com internet.

Visite o site do EasyEDA e confira todas essas ferramentas gratuitas. Clique Aqui!

Gostou? Confira outras dicas legais na maior página de Engenharia Elétrica e Eletrônica do Facebook!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: