-Publicidade-


domingo, 28 de agosto de 2016

CEMIG testa VANT para inspeção de linhas de transmissão.

-Publicidade-
CEMIG testa VANT para inspeção de linhas de transmissão.

A CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais, está testando um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) desenvolvido para o monitoramento e inspeções aéreas preventivas das suas linhas de transmissão e de distribuição, assim como de outros ativos da empresa. O VANT está sendo desenvolvido pela CEMIG em parceria com a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec), e conta com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O VANT tem 3,8 metros de envergadura e 1,7 metro de comprimento. Foi construído utilizando diferentes materiais, como fibra de vidro, fibra de carbono e kevlar. A aeronave pode atingir a velocidade máxima de 140 km/h e tem autonomia de voo de duas horas.

CEMIG testa VANT para inspeção de linhas de transmissão.
 Foto: Elderth Theza via CEMIG.
 De acordo com Maurício Abreu, engenheiro de tecnologia e normalização da CEMIG, a utilização de VANTs deverá contribuir para a redução dos custos e dos riscos associados aos procedimentos de monitoramento e inspeção aérea da empresa, além de contribuir para uma maior eficiência operacional e confiabilidade no fornecimento de energia.

“Atualmente as inspeções são realizadas com a utilização de helicópteros tripulados que voam bem próximos às linhas. A utilização do VANT poderá contribuir, além da redução dos custos e riscos, com a ampliação da inspeção aérea das linhas e com a redução da periodicidade desse procedimento. Ainda poderá contribuir – caso seja autorizado futuramente pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – com a realização de inspeções noturnas, o que é inviável atualmente com a utilização dos helicópteros tripulados”, afirmou Maurício.

CEMIG testa VANT para inspeção de linhas de transmissão.
Foto: Elderth Theza via CEMIG. 
 A CEMIG deverá utilizar o VANT para outros fins, como o monitoramento de possíveis invasões das faixas de servidão, acompanhamento do crescimento de vegetação próximo às linhas, visualização de erosões próximas às torres, monitoramento das bordas dos reservatórios das usinas contra invasões, no monitoramento das áreas ambientais da empresa e em diversas outras aplicações já identificadas dentro da empresa.

CEMIG testa VANT para inspeção de linhas de transmissão.
 Foto: Elderth Theza via CEMIG.
Para o VANT entrar em operação é necessário alguns ajustes finais nos testes, realizados na área rural de Lagoa da Prata, e da entrada em vigor da regulamentação para a utilização dessas aeronaves, que está em fase de aprovação pela ANAC. Atualmente, apenas estão autorizadas a voar os VANTs para fins de pesquisa e desenvolvimento, que possuam o Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE), emitido pela ANAC para cada aeronave e somente voos até a linha visada.

A CEMIG é a primeira empresa do setor elétrico a conseguir o CAVE para um Vant. Além da autorização da ANAC, também foi necessária a autorização ANATEL para a utilização dos rádios e também do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do NOTAM emitido para a área de testes.
As informações foram divulgadas pela CEMIG.

Fotos: Elderth Theza Via CEMIG.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: