-Publicidade-


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Primeira linha HVDC em 800kV do Brasil.

-Publicidade-
Primeira linha HVDC em 800kV do Brasil.

O Brasil iniciou a montagem da primeira linha de Ultra Alta Tensão que escoará energia da usina hidrelétrica de Belo Monte (11.233 MW) aos grandes centros de consumo. As estruturas da super linha de Corrente contínua em alta tensão (CCAT) ou em inglês "high-voltage direct current (HVDC)", entre Xingu (PA) - Estreito (MG), formarão a primeira linha do país na tensão de 800 kV, totalizando 2.087 quilômetros de extensão.




A previsão para entrada em operação é fevereiro de 2018, com esforços para antecipação de conclusão para dezembro de 2017 para não restringir o escoamento da energia gerada na usina hidrelétrica de Belo Monte.

O consórcio de Belo Monte Transmissora de Energia, composto pela State Grid (51%), Furnas (24,5%) e Eletronorte (24,5%), recebe acompanhamento quinzenal das equipes técnicas do Ministério de Minas e Energia (MME), Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  Informações via BMTE!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: