-Publicidade-


quarta-feira, 22 de junho de 2016

Levitação Magnética, Supercondutores e Efeito Meissner.

-Publicidade-
Levitação Magnética, Supercondutores e Efeito Meissner.

A supercondutividade é um fenômeno caracterizado pela resistência elétrica zero e pela expulsão de campos magnéticos que ocorrem em certos materiais, quando submetidos a baixíssimas temperaturas.

Confira o vídeo:

A supercondutividade foi descoberta em 1911 pelo físico alemão Heike Kamerlingh Onnes, na Universidade de Leiden, Holanda, enquanto resfriava uma amostra de mercúrio e media sua resistência elétrica. Ao atingir a temperatura de 4.15K (-269ºC) a resistência rapidamente caiu a zero. Walther Meissner e Rober Ochsenfeld verificaram, em 1933, que estes materiais supercondutores também são capazes de expelir completamente campos magnéticos. Este efeito foi batizado de efeito Meissner. Na realidade, o campo magnético é capaz de penetrar o material em uma distância muito pequena, na faixa de 50 ~ 500nm, intervalo conhecido como Comprimento de Penetração de London.

Com o passar do tempo, vários materiais supercondutores foram descobertos, principalmente os materiais cerâmicos contendo óxido de ítrio, bário e cobre, conhecidos como supercondutores de alta temperatura critica, já que são supercondutores em nitrogênio líquido (~ -180ºC), temperatura bem maior que a do hélio líquido (~ -269ºC) usado inicialmente.

Uma simples demonstração do efeito Meissner consiste em fazer um Supercondutor, previamente resfriado em nitrogênio líquido, levitar sobre uma superfície de ímãs de neodímio. As linhas do campo magnético dos ímãs são impedidas de penetrar no supercondutor, se comportando como se existisse um outro ímã idêntico dentro do material condutor, o material supercondutor é então repelido com um força que compensa seu peso, permitindo que levite sobre os ímãs.

Você pode comprar ímãs de neodímio nestes sites:


Saiba mais sobre os Supercondutores e Efeito Meissner:
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: