-Publicidade-


domingo, 25 de maio de 2014

Conversor boost DC-DC

-Publicidade-
Conversor boost DC-DC, conversor elevador cc cc

Conversores boost DC-DC (conversor elevador CC-CC) são amplamente utilizados, seja nas industrias ou em aplicações do dia-a-dia, seja para elevar a tensão de saída de uma bateria de 12V para 24V ou para utilizações especificas, como elevador e regulador de tensão de painéis fotovoltaicos.


Um conversor dc-dc Boost ou conversor elevador cc-cc, como é mais conhecido, regula a tensão média de saída para um nível superior ao de entrada. O Conversor Boost geralmente é um circuito simples, que utiliza um menor número de componentes, por isso sua ampla popularidade. Basicamente estes conversores são constituídos de um diodo, um indutor, um chaveador (geralmente é um MOSFET) e um capacitor de saída como filtro.

O elemento básico destes conversores elevadores cc-cc são os indutores, uma vez que, ao se aplicar uma tensão nele as linhas de força se expandem armazenando energia. Quando a tensão deixa de ser aplicada, o campo se contrai com as linhas de força cortando as espiras do indutor e com isso induzindo uma tensão. A tensão será maior quanto mais rápido for a contração do campo. Essa característica de funcionamento permite usar o indutor para gerar tensões maiores do que as de entrada.

Entre os conversores boost, além do boost simples, existem os conversores boost em cascata e boost com dois indutores acoplados.

Onde comprar Conversores Boost Dc Dc:

Estes conversores são encontrados em praticamente todas as lojas de componentes eletrônicos e automotivos, porem no Brasil o custo de um conversor cc cc elevador pode ser alto. Eu recomendo comprar de sites da china, onde é possível comprar por preços bastante acessíveis e com frete grátis. Confira abaixo alguns destes sites.


Existem diversos modelos de conversores, cabe a você ler as especificações de cada um e encontrar aquele que melhor se encaixe no seu projeto.

Até a próxima.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: