-Publicidade-


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

BeagleBone Black

-Publicidade-


O BeagleBone Black é a mais nova geração da família BeagleBoard. A placa chegou no mercado em abril de 2013 e foi recebida com muito alarde, pois parecia ser um substituto ao Raspberry PI, com funcionalidades semelhantes, mas com um processador muito mais potente, rápido e com mais portar GPIO. 


Mas diferentemente do Raspberry Pi, que veio com a função de ser um microcomputador de baixo custo e facilitar a aprendizagem nas áreas da computação, o BeagleBone Black é uma plataforma de desenvolvimento com Linux embarcado, ready-to-use e de baixo custo, lançado por apenas $45. 

O BeagleBone Black, assim como as versões anteriores, é uma plataforma 100% open-source. A nova versão é baseada no processador da Texas Instruments Sitara AM335x com ARM Cortex-A8 e clock de 1GHz, e já vem pronto para uso, podendo ser conectado a um cabo de rede, teclado, mouse entre outros dispositivos USB. 


Diferentemente de outras marcas que afirmam ser open source, mas na pratica não são por completo, o BeagleBone Black é verdadeiramente open source, pois disponibiliza todos os arquivos necessários para que possa ser recriada ou melhorada. 

Essa nova versão vem com CPU mais rápida, 2GB de memória interna 8-bit NAND flash (eMMC) para rodar um sistema operacional Linux e mais 512MB de RAM DDR3. Também vem com dois microcontroladores 32-bit PRU, entrada para cartão MicroSD, saida HDMI, interface Ethernet, USB host, ambiente de desenvolvimento Cloud9 e dois barramentos de 46 pinos. 



Ela já vem de fábrica com a distribuição Angstrom instalada, mas também já vem preparada para rodar os sistemas operacionais Ubuntu e Android. 

Uma diferença marcante nessa versão é que a UART está disponível somente nos barramentos de pinos. 


Comparado com outras plataformas de desenvolvimento, o BeagleBone Black está mais focado em maior expansão e menor custo e maior compatibilidade com outros sistemas de desenvolvimento, facilitando o acesso aos softwares e ferramentas de desenvolvimento.

Saiba mais sobre o BeagleBone Black, confira o site do projeto: http://beagleboard.org/
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: