-Publicidade-


sexta-feira, 9 de junho de 2017

Curso online e gratuito de Processamento Digital de Sinais da UNICAMP

-Publicidade-
Curso online gratuito de Processamento Digital de Sinais da UNICAMP

A Unicamp em parceria com a Coursera está oferecendo um curso online, gratuito e em português sobre Processamento Digital de Sinais, ministrado pelo professor Renato da Rocha Lopes da FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O Coursera é uma plataforma educacional que visa promover parcerias com as melhores instituições de ensino do mundo para ofertar cursos online e gratuitos nas mais diversas áreas. Em parceira com a Unicamp, a Coursera oferece desde 2015 o curso de Processamento Digital de Sinais, o primeiro curso brasileiro dos Massive Open Online Course (MOOCs) pelo Coursera.

O curso de Processamento Digital de Sinais é focado em Amostragem de sinais, processo que permite a conversão de sinais analógicos em sinais digitais que poderão, posteriormente, serem processados e utilizados por diversos dispositivos digitais. O curso também mostra quais são os cuidados que precisam ser tomados nessa área para eliminar distorções e como escolher os parâmetros para a amostragem. 

O curso integra uma parte da disciplina que o Professor Renato Lopes leciona para seus alunos de graduação e pós-graduação. Segundo o Professor, os alunos interessados neste curso poderão aprender exatamente o mesmo assunto que é oferecido no campus. Ao final do curso, os interessados serão capazes de criar aplicativos que poderão converter músicas, imagens, vídeos, leituras de sensores e outros sinais em formato digital.

O curso é destinado aos alunos de graduação e pós-graduação, mas qualquer interessado no tema pode se inscrever de forma gratuita e realizar o curso no seu ritmo, pois o mesmo está sendo oferecido sob o formato on demand, ou seja, os alunos poderão fazer o curso conforme suas necessidades, ritmo e horários.

O curso é gratuito, mas para aqueles que necessitam de um certificado, o Coursera cobra uma taxa para disponibilizar o certificado.

Ementa do Curso de Processamento Digital de Sinais:
  • Introdução: Dispositivos Digitais, Amostragem, Quantização, Aliasing e Reconstrução.
  • Senoides Contínuas: Amplitude e Fase, Frequência, Transformada de Fourier e Resposta em Frequência.
  • Senoides Discretas: Frequência, Transformada de Fourier, Resposta em Frequência, Resumo de Senóides.
  • Amostragem: Amostrando uma frequência, Aliasing, Filtro Anti-Aliasing e Projeto de filtro.
  • Reconstrução: Conversão Digital Analógico, Distorções da Conversão DA, Compensando as Distorções e Vantagens de Aumentar a Taxa de Amostragem.
  • Conclusão: Resumo do Curso e Teorema da Amostragem.

Saiba mais!  Acesse a plataforma do curso no Coursera. Confira o link:


Confira outros cursos legais:
Curta a página Engenharia Elétrica e Eletrônica e fique por dentro de mais novidades como essa!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: