-Publicidade-


domingo, 23 de julho de 2017

Detector de polaridade magnética com Sensor Hall.

-Publicidade-
Detector de polaridade magnética com sensor Hall.

Simples detector de polaridade magnética feito com sensor de Efeito Hall retirado de  ventoinha (cooler) de computador.

O sensor hall é bastante utilizado para várias aplicações, podendo ser encontrado em velocímetros digitais de bicicletas, anemômetros, módulos de medição de corrente elétrica, ventoinhas de PC, medidores de vasão, motores sem escovas, entre muitas outras aplicações.

Sensor de Efeito Hall:

O sensor de efeito hall é um sensor com forma física que lembra um transistor, sendo produzido com 3 ou 4 pinos (sensor hall bipolar). O sensor de efeito hall ou sensor hall, como é mais conhecido,  é, basicamente, um transdutor que varia sua tensão de saída ao ser submetido a ação de um determinado campo magnético. Seu princípio de funcionamento é baseado no Efeito Hall, descoberto por Edwin Hall em 1889.  Saiba mais sobre o Efeito Hall. Confira estes 4 artigos: 1, 2, 3 e 4.

O Sensor Hall é comumente utilizado em aplicações como medição de RPM, corrente elétrica, proximidade, posicionamento de dispositivos, desenvolvimento de encoders, entre outras aplicações semelhantes.

Simples detector de polaridade magnética: 


O circuito detector de polaridade é composto por um sensor de Efeito Hall ATS277 retirado de uma ventoinha de computador, dois LEDs, um resistor de 1k e uma fonte de 5 ou 6V. Caso não tenha uma fonte de 5V, você pode adaptar o circuito, pois este sensor hall pode ser alimentado por uma fonte de 4 a 20V. Basta calcular a resistência correta para o novo circuito!

No vídeo foi usado um kit com uma protoboard, uma fonte de 3.3/5V que encaixa na protoboard e alguns conectores. Este kit é bem barato e pode ser encontrado neste link. Clique Aqui!
 
Confira o circuito do detector:

Detector de polaridade magnética com sensor Hall.

Você pode remover este componente de um cooler velho de PC ou de qualquer outro dispositivo citado neste artigo, mas também pode comprar o sensor em sites da China como o Aliexpress, DX, Banggood, entre outros.

É isso galera! Até a próxima :)

Confira também: 74HC595 - Usando Registrador de Deslocamento sem Microcontrolador.

Curta as páginas: Engenharia Elétrica e Eletrônica e Artilharia Digital no Facebook e fique por dentro de coisas legais como essa!
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: