-Publicidade-


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

As melhores ferramentas gratuitas e online para simular e projetar circuitos eletrônicos e PCBs.

-Publicidade-
As melhores ferramentas gratuitas e online para simular e projetar circuitos eletrônicos e PCBs.

Confira a lista com as melhores ferramentas, online e gratuitas, voltadas para a simulação de circuitos eletrônicos e projetos de placas de circuito impresso (PCB). A lista é composta por sites que permitem programar, projetar e simular  os mais diversos circuitos eletrônicos e também desenvolver placas de circuito impresso de forma profissional diretamente do navegador sem a necessidade de instalar nenhum programa. Confira!

Autodesk Circuits

Autodek Circuits - Conjunto de ferramentas para projetar e simular circuitos eletrônicos.

Circuits IO ou Autodesk Circuits é um conjunto de ferramentas que permite projetar, simular e até programar os mais diversos tipos de circuitos eletrônicos de forma gratuita e online. Entre as ferramentas presentes no Autodesk Circuits, existe o Open Electronics Lab, uma plataforma que permite simular e programar aplicações com Arduino e outras placas microcontroladas, testar códigos em tempo real e usar uma protoboard virtual para projetar e simular os mais variados circuitos eletrônicos. Outra ferramenta muito legal é a Open PCB Design, onde é possível projetar circuitos impressos, importar projetos do Eagle e até transformar seu projeto em uma placa real pela própria Autodesk Circuits. Dentro da plataforma exite também a ferramenta Open Circuit Scribe, ferramenta que permite desenhar e simular circuitos para tinta condutiva, e a ferramenta Open MESH, que facilita o desenvolvimento de placas de circuito impresso usando módulos GPIO Mesh. 

Confira o site da Autodesk Circuits: https://circuits.io

PartSim

PartSim - Simulador de circuitos eletrônicos gratuito.

PartSim é um simulador de circuitos eletrônicos gratuito que permite qualquer um criar, simular e compartilhar circuitos eletrônicos diretamente do navegador. O PartSim é composto por um simulador gráfico SPICE e um visualizador de formas de ondas. Com ele é possível fazer simulações em DC, AC e também analises de resposta transitória. O PartSim também conta com um gerenciador de componentes que permite os usuários utilizarem o catálogo de componentes da Digi-Key, uma das lideres mundiais em venda de componentes eletrônicos. 

Confira o site do PartSim: http://www.partsim.com

Simulator.io

Simulator.io - Plataforma online e gratuita para simulação de circuitos lógicos.

Simulator.io é uma plataforma online e gratuita para simulação de circuitos lógicos. A plataforma é bastante intuitiva e didática, permitindo que qualquer um simule circuitos lógicos facilmente direto do navegador. 

Confira o site do Simulator.io: https://simulator.io

Scheme-it

Scheme-it - Ferramenta online para criar esquemas e diagramas de circuitos eletrônicos.

Scheme-it é uma ferramenta online que permite criar esquemas e diagramas de circuitos eletrônicos de forma simples e gratuita. A plataforma do Scheme-it é composta por uma biblioteca de símbolos completa e uma interface que possibilita o uso dos componentes eletrônicos do catalogo da Digi-Key. Depois de pronto, além de salvar, é possível compartilhar os esquemas em sites e blogs ou enviar via e-mail. O Scheme-it é compatível com vários navegadores e não requer o uso de nenhum plugin. 

Confira o site do Scheme-it: http://www.digikey.com/schemeit

EeasyEDA

Eeasy EDA

Eeasy EDA é uma plataforma online que permite simular circuitos eletrônicos, criar esquemáticos e desenvolver PCBs diretamente do navegador. O Easy EDA possui uma biblioteca de componentes robusta e possibilita a interação com diversos módulos comerciais.

Confira o site do EeasyEDA: https://easyeda.com/pt

Circuits Cloud

Circuits Cloud - Simples simulador de circuitos online e gratuito.

Circuits Cloud é outra plataforma online que permite criar e simular circuitos de forma gratuita e online. O Circuit Cloud é uma plataforma simples, mas permite criar circuitos interativos bem legais, ótimos para ensino e criação de gifs didáticos. 

Confira o site do Circuits Cloud: http://circuits-cloud.com

Circuit Simulator Applet

Circuit Simulator Applet

 O Circuit Simulator Applet, desenvolvido pelo Paul Falstad, é um simulador muito prático e fácil de usar.  Ele permite ver o fluxo de corrente passando pelos componentes de forma muito didática, sendo outro ótimo aplicativo para criação de gifs para o uso no ensino de eletrônica. 

Confira o site do Circuit Simulator Applet: http://www.falstad.com/circuit/

The Logic Lab

The Logic Lab - Simulador online para portas lógicas.


The Logic Lab é um simulador online que permite simular portas lógicas de forma fácil e rápida. A plataforma é gratuita e autoexplicativa. 

Confira o site do The Logic Lab: http://www.neuroproductions.be/logic-lab/


Ferramentas pagas com versões demo:

DoCircuits: 

DoCircuits é um laboratório de eletrônica virtual, onde é possível criar e simular circuitos diretamente do navegador. O DocCircuits é pago, mas permite o uso gratuito para circuitos com até 10 componentes com restrição de 50 simulações por mês. 

Confira o site DoCircuits: http://www.docircuits.com

CircuitLab: 

CircuitLab é um das plataformas online para circuitos eletrônicos mais famosas, no entanto ela é paga, mas permite o uso de uma versão demo e desconto para estudantes. 

Confira o site CircuitLab: https://www.circuitlab.com/

Gostou? Compartilhe e venha fazer parte de nossas páginas no facebook: Artilharia Digital e Engenharia Elétrica e Eletrônica.

Compartilhe, cite, recomende, mas evite o plágio!!! Crie, Não Copie! 
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: