-Publicidade-


sexta-feira, 12 de junho de 2015

MicroTugs - Robôs levantam até 2000 vezes seu próprio peso.

-Publicidade-
MicroTugs - Robôs levantam até 2000 vezes seu próprio peso.
Confira os incríveis e pequenos robôs que conseguem levantar até 2000 vezes o seu próprio peso!


Engenheiros da Universidade de Stanford desenvolveram micro robôs, chamados de "MicroTugs", que são capazes de arrastar e levantar objetos com até 2000 vezes o seu próprio peso. Segundo David Ghristensen, um dos engenheiros que desenvolveram os robôs, isso é o equivalente a um ser humano médio levantando uma baleia azul.

Além de conseguirem levantar todo esse peso, um robô de apenas 9 gramas consegue subir paredes verticais e arrastar objetos pesados de até 1kg. Isso equivale a um ser humano tentando içar um elefante do topo de um prédio.



Segundo os engenheiro, os pequenos robôs são inspirados nas pequenas lagartixas (gecko). As bases dos robôs são cobertas com pontos minúsculos de uma borracha que se dobra quando a pressão é aplicada. Isto tende a aumentar a viscosidade, já que aumenta a área superficial.


De acordo com os engenheiros, o funcionamento destes robôs são bem simples. Enquanto uma parte é fixada na superfície, a outra se desloca para frente, posteriormente a parte da frente se fixa e puxa a todo o resto. O ciclo se repete dando movimento ao sistema.



Os robôs foram apresentados no mês de maio na International Conference on Robotics and Automation 2015, com a esperança de que os robôs poderão ser ajustados para várias tarefas no futuro. Versões mais potentes e maiores podem ser empregadas em vários setores industriais, de construção e em casos de emergência - escalando edifícios, por exemplo.

Saiba mais, confira o site do projeto: MicroTugs

-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: