-Publicidade-


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Open Roberta - Projeto do Google que visa o ensino de robótica.

-Publicidade-
Open Roberta - Projeto do Google que visa o ensino de robótica.

Open Roberta é o mais recente projeto educacional do Google, uma plataforma na nuvem que promete ajudar estudantes e professores na Alemanha à aprender a programar pequenos robôs.

Este novo projeto usa os kits da LEGO Mindstorms, pois possuem hardware e software simples e destinados para o desenvolvimento de pequenos robôs programáveis. 

O Google em uma parceria com a empresa alemã de TI Fraunhofer IAIS, desde de 2013, vêm simplificando ainda mais o processo de programação dos pequenos robôs usados na Open Roberta. O Google.org investiu 1 milhão de Euros na Fraunhofer IAIS para que ela desenvolvesse um programa mais amigável e intuitivo para os estudante. 

O Google optou para manter o software com código aberto e disponível na nuvem para reduzir os obstáculos para os alunos e professores, tornando mais fácil modificar e atualizar a plataforma sem ter que interromper o uso do software pelos usuários.

Open Roberta - Projeto do Google que visa o ensino de robótica.

A LEGO Education também entrou no projeto, fornecendo 160 kits para escoladas da Alemanha, mas como o Open Roberta está na nuvem o projeto fica disponível para os estudantes usarem também em casa.

O projeto está presente nos 16 estadas da Alemanha e o Google vem incentivando a formação de professores que se interessem pelo projeto. 

Confira um vídeo sobre a Open Roberta: 


O Google recentemente vem fazendo grandes movimentos em relação à aquisição de empresas ligadas à área da robótica e inteligencia artificial, então não é de se estranhar seu interesse por apoiar programas com este e muito menos seu interesse na LEGO Mindstorms. 

Cada dia mais empresas percebem a importância da robótica e da programação como fonte de ensino e melhoria na educação. Esperamos que projetos como esse também cheguem ao Brasil em breve.

Visite o site do projeto e saiba mais: http://www.open-roberta.org

É isso galera! Até a próxima.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: