-Publicidade-


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Lab de baixo custo para estudantes de elétrica e eletrônica.

-Publicidade-
Lab de baixo custo para estudantes de elétrica e eletrônica.

Dicas de equipamentos para montar um simples "laboratório" de eletrônica em casa, gastando muito pouco (aproximadamente US$50). Confira o vídeo!

No vídeo a seguir, foi utilizado um gerador de funções baseado no CI XR2206 (1Hz-1MHz), uma fonte DC ajustável, um osciloscópio DSO138 e um multímetro True RMS. Produtos funcionais com ótimo custo/benefício, respeitando o limite de aproximadamente $50 na somatória de todos itens. Confira!

Lab de baixo custo para estudantes de elétrica e eletrônica!


Com estes equipamentos já é possível realizar as principais práticas e projetos destinados para iniciantes. Os equipamentos indicados também possuem a vantagem de permitirem modificações facilmente, ou seja, no futuro será possível transformar estes equipamentos em outras aplicações ou melhorá-las.

Links para os equipamentos mostrados no vídeo:
Você também pode optar por um gerador de funções melhor, mas ainda de baixo custo. Como este Gerador de Funções DDS com display LCD do vídeo!

Gerador de Funções para estudantes:


Este Gerador de Funções é baseado no microcontrolador AVR ATmega16A e fornece em suas saídas as seguintes formas de ondas: senoidal, triangular, retangular, dente de serra, ECG, ruido, dente de serra reversa.

Todas com ajuste de frequência de até 65534Hz. Para a forma de onda retangular também é possível ajuste em 1MHz, 2MHz, 4MHz e 8MHz. Este gerador de sinais também pode ser reprogramado facilmente!

Você encontra este Gerador de Funções DDS neste link. Clique Aqui!

Caso queira optar por um modelo mais recente de Osciloscópio, confira o modelo DSO150 ou o DSO138mini com case!

Acima dos $50:

Se você está disposto a fazer um investimento maior e comprar um bom multímetro robusto com ótimo custo/benefício, confira o UT139E. O Multímetro True RMS UT139E possui 6000 contagens, LPF, LoZ, NCV, barra gráfica, auto range e certificação CE e ETL. Super dica de multímetro robusto por um preço justo. Você encontra ele no Aliexpress direto da loja do fabricante. Clique aqui!

Temos um vídeo do UT139E em nosso instagram :) Confira aqui!

Livros para te ajudar na eletrônica!

Um ótimo livro para quem está iniciando no mundo da eletrônica é o livro: Eletrônica para Makers. Muito indicado para estudantes do ensino médio ou para quem ainda não tem noção alguma em eletrônica!

Mas se você já tem um pouco de conhecimento e quer um ótimo livro, com várias dicas para projetos, confira A Arte da Eletrônica ou o livro Practical Electronics for Inventors!

--
É isso, galera! Espero que gostem das dicas :)  Curta  a página Artilharia Digital e as páginas parceiras Engenharia Elétrica e EletrônicaEEELab e Mais Robótica para ficar ligado nas dicas legais!

Siga também o Instagram @eletricaeletronica para da aquela força rs.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: