-Publicidade-


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Maior usina solar da América Latina começa a ser construída no Brasil.

-Publicidade-

A empresa italiana Enel iniciou a construção da maior usina solar fotovoltaica do Brasil, na cidade de Ribeira do Piauí - PI, com um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. O anuncio foi dado pela Enel na terça-feira (05).


A italiana Enel, através de sua subsidiária Enel Green Power Brasil (EGPB), começou a construção da usina solar fotovoltaica de 292 MW no Piauí. A planta solar fotovoltaica, batizada de Nova Olinda, quando concluída, será a maior da América Latina. O empreendimento consolida  a liderança em energia solar fotovoltaica da EGPB no Brasil, onde a empresa mantém a maior usina solar em operação atualmente no país, a Fontes Solar (11 MW), e está construindo Ituverava (254 MW), que passará a ser o segundo maior projeto de energia solar do Brasil.

De acordo com Carlo Zorzoli, Country Manager da Enel, o início da construção de Nova Olinda é um outro passo adiante para o grupo no Brasil, confirmando a liderança da Enel no mercado de energia solar no país. Segundo Zorzoli, o governo brasileiro tem desenvolvido um processo atrativo e bem estruturado de leilões e o grupo tem construído o seu sucesso no país com base em tecnologia líder de mercado, excelência em financiamento e reputação para um engajamento sustentável com stakeholders. A Enel pretende continuar investindo para crescer de maneira sólida no setor de energia no país.

Nova Olinda, que é propriedade de quatro veículos de propósito específico mantidos pela EGPB, quando concluída, vai ocupar uma área de 690 hectares, terá uma capacidade instalada total de 292 MW e será capaz de gerar mais de 600 GWh por ano, o suficiente para atender  às necessidades de consumo de energia anual de cerca de 300.000 lares brasileiros, evitando a emissão de cerca de 350.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

A Enel vai investir cerca de 300 milhões de dólares na construção de Nova Olinda, como parte dos investimentos previstos no plano estratégico atual da empresa. O projeto, que é financiado por meio de recursos próprios do Grupo Enel, deverá entrar em operação  no segundo semestre de 2017.

A  atualmente a EGPB  tem uma capacidade instalada total de 546 MW, dos quais 401 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 133 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de projetos de energia eólica, 102 MW de hidrelétrica e 807 MW de energia solar em execução.

Fonte: Enel Green Power
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: