-Publicidade-


quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Cubieboard A20 - O que é e onde comprar.

-Publicidade-

O Cubieboard é uma mini-computador (mini-PC) ARM de baixo custo em uma única placa, baseado inicialmente no Raspberry Pi, mas com desempenho superior. A versão inicial do Cubieboard lançada em 2012 já contava com o poderoso SoC (System on Chip) ARM Allwinner A10 e CPU com 1GHz de clock com processador ARM Cortex A8 e 1GB de memória RAM DDR3 e memoria NAND flash interna de 4GB. Sendo possível rodar um sistema operacional instalado em um cartão de memoria. 

Já o Cubieboard A20 é uma super atualização da versão inicial. Comparado com a primeira Cubieboard, essa versão vem com o Allwinner A20 que tem uma CPU com processador ARM Cortex A7 Dual-Core e o dobro de performance de GPU. 



Especificações de hardware do Cubieboard A20: 

  • CPU: ARM® Cortex™-A7 Dual-Core 
  • GPU: ARM® Mali400MP2, com OpenGOpenGL ES 2.0/1.1 
  • Memoria RAM: 1GB DDR3 @960M 
  • Armazenamento: 4GB NAND flash expansível até64GB com uSD slot, ou até 2T com hd sata 2.5 
  • Alimentação: Fonte 5V/2A ou USB otg 
  • Rede: 10/100 ethernet, Wifi opcional. 
  • USB: 2 portas USB 2.0 HOST, 1 porta USB 2.0 OTG 
  • 96 pinos GPIO, incluindo I2C, SPI, RGB/LVDS, CSI/TS, FM-IN, ADC, CVBS, VGA, SPDIF-OUT, R-TP. 



No Cubieboard A20 é possível rodar os sistemas operacionais Ubuntu, ArchLinux, Android, Debian, Fedora, OpenSuse e muitas outras distribuições. 




Com o Cubieboard A20, assim como a versão anterior, é possível controlar outros aplicativos, sensores, motores e módulos pelos pinos GPIO, assim, além de ser um mini-computador, a placa serve como uma plataforma de desenvolvimento em hardware livre. 

Pode também conectá-lo a um TV via interface HDMI e utilizar como Android TV ou Ubuntu TV. 

Onde comprar o Cubieboard A20: 

O cubieboard A20 está custando no exterior entre 60 e 85 dólares dependendo dos complementos que você podem vir juntos. No Brasil a placa chega a custar 250 a 300 reais. 

Nestes sites você pode comprar o Cubieboard A20 por menos de 85 dólares e frete grátis: 

  
  • No aliexpress você encontra vários vendedores vendendo o Cubieboard A20 e o frete é grátis para o Brasil. É possível pagar usando o cartão de crédito ou boleto.  Confira!

 
  • É uma super loja online que vende e fabrica vários componentes eletrônicos, incluindo módulos e sensores, vende também o Cubieboard A20, o frete é grátis em compras acima de 50 dólares, Pode pagar usando cartão de crédito ou paypal. Confira!

 
  • O Dealextreme vende vários tipos de produtos incluindo componentes eletrônicos, módulos, arduinos e também o Cubieboard A20, o frete é grátis e pode ser pago via cartão de crédito ou paypal. Confira!

Se preferir comprar no Brasil, é possível comprar nessas lojas: 

LojaMundi:
 
  • Vejo muita gente indicando essa loja no Brasil, o valor está acima de 200 Reais, mas muita gente prefere pagar um pouco mais e ter o produto em casa mais rápido. Confira!

Também devo deixar claro que este post não é uma comparação direta entre o raspberry pi e o cubieboard, pois ambos tem finalidades opostas, como já informei em outro post, o objetivo inicial do Raspberry Pi é levar o ensino ou facilitar a aprendizagem das ciências da computação com um produto de baixo custo. 

 É isso galera, aproveitem a dica e até a próxima.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: