terça-feira, 24 de abril de 2012

25 Dicas para melhor posicionamento nos motores de buscas.

25 Dicas para melhor posicionamento nos motores de buscas.

Qual blogueiro ou profissional web não gostaria de ver seus blogs, sites e projetos no topo das pesquisas dos motores de buscas? Posso dizer que é um dos resultados ou uma das recompensas mais almejadas por todos. Porem, mesmo sendo algo que todos desejamos, não é uma tarefa fácil de alcançar e grande parte dos blogs e site não alcançam, seja por desconhecimento ou por passarem despercebidos por certos cuidados a serem tomados.

Pensando nisso, preparei uma lista com 25 dicas para melhorar o posicionamento de sites e blogs nos motores de busca. Confira!



Cadastre-se nos motores de buscas: 

  • Antes de tudo é importante efetuar o cadastro de seu site ou blog nos motores de buscas como Google, Bing entre outros, para que o mesmo seja indexado mais rapidamente e consequentemente apareça nas pesquisas em um menor tempo. 
Use meta-tags:

As meta-tags são parte importante para o sucesso de qualquer site, blog ou aplicativo web, as met-tags mais conhecidas são: 

  • Meta-Description: Quando se faz uma pesquisa em um motor de busca é comum aparecer uma descrição logo abaixo do titulo de cada link, essa descrição pode ser tirada do corpo da pagina automaticamente e aleatoriamente pelos motores de busca ou pode ser criada previamente pelo uso da meta-description: <meta name="Description" content="Descrição da página." >. Apesar de não exercer um peso significativo na colocação de um site ou blog nos motores de buscas, essa meta tag é importante, pois consequentemente consegue atrair um maior numero de visitas devido à descrição do conteúdo. Use-a com moderação, descreva com poucas palavras o conteúdo e seja objetivo. 

  • Meta-Keywords: Já foi uma das responsáveis pela manutenção de um bom pagerank, mas devido aos abusos o Google já não da tanta importância para ela, porem ainda é uma forma muito usada para rankeamento em outros motores de buscas. Essa meta-tag <meta name="Keywords" content="Palavras chaves separadas por vírgula."> é usada para destacar as palavras chaves presentes no site ou em uma página. Existem alguns aplicativos como este que ajudam a encontrar as palavras chaves mais frequentes em cada site. Use as meta-keywords com moderação, tudo em excesso é prejudicial. 

Use right tags nas imagens: 

  • Utilize sempre a tag alternativa <alt> e a tag titulo <title> em todas as imagens presentes em seu blog, site ou aplicativo, a tag <alt> serve para descrever o conteúdo daquela imagem e se por algum acaso a imagem não carregar o conteúdo descrito na tag aparecerá em forma de link no lugar da imagem, portanto não exagere na descrição. Já a tag <title> e usada para quando passar o mouse sobre a imagem aparecer o titulo da imagem ou de uma postagem e até mesmo uma pequena descrição. 

Use nofollow:

  • Use sempre a tag Nofollow (rel= “nofollow”) em links onde se obtêm algum tipo de lucro, por exemplo, programas de afiliados e até mesmo para troca de links. Essa tag faz com que o link em que ela é aplicada não some pontos nas pesquisas, ou seja, ele não será seguido pelos motores de buscas e não contarar como um link de referência para melhorar o rank da página de destino. O Google penaliza sites e blogs que publicam excessivamente links de programas de afiliados, trocas de links e banners que não utilizem a tag nofollow para referir-los.
Saiba o que o google tem a dizer sobre o nofollow, clique aqui.


Use Permalinks amigáveis: 

  • Permalinks ou links permanentes e o link final de cada artigo publicado, use permalinks que descrevam o conteúdo publicado ou que usem o titulo do mesmo. 

Por exemplo: 

No lugar de usar: http://www.exemplo.com/artigo123.html.

Use: http://www.exemplo.com/exemplo-de-link-permanete.html. 

Tenha uma página de erro 404 customizada: 

  • É comum alguém acessar um site e não encontrar o conteúdo que procurava e aparecer uma pagina com erro 404, portanto crie uma página especial contendo um campo de busca e lista com postagens sugeridas, para que uma vez acessada o visitante possa ir parar um novo conteúdo ao invés de sair do seu site para procurar conteúdo em outro. 

Crie um Sitemap: 

  • Crie um sitemap em XML para o seu site ou blog, o sitemap é responsável por criar um mapa de todo conteúdo publicado em um site juntamente com seus respectiveis links. Isso facilita muito a indexação pelos motores de buscas, simplificando o caminho que eles teriam que percorrer para achar todo o conteúdo. 

Use Hífens no lugar de Underlines: 

  • Use sempre hífens (site-web.php) no lugar de underlines (site_web.php) quando for nomear um arquivo ou página, essa pequena pratica facilita a separação das palavras chaves e recepção do arquivo pelos motores de buscas. 

Crie uma lista de palavras chaves: 

  • Existem vários aplicativos na internet que conseguem mostrar quais são as palavras chaves mais usadas em determinado site, use esses aplicativos e monte uma lista das palavras chaves de seu site, para que futuramente possa produzir conteúdo focado nelas, garantindo assim um maior numero de visitas e uma maior rentabilidade de seus anúncios. 
Cadastre-se em diretórios de links e em agregadores de conteúdo:

  • Os diretórios servem como uma lista telefônica só que no lugar de números tem links, alguns diretórios classificam por conteúdo, por localização, por data entre outras formas. Os agregadores seguem o mesmo principio só que alem dos links também é armazenado uma pequena descrição e o titulo de uma postagem por exemplo.
Promova seu conteúdo RSS: 

  • Inclua o código “auto-discovery” no cabeçalho de sua página, isso faz com que aplicativos e leitores de feeds identifiquem mais rapidamente o conteúdo do RSS feed de seu site, facilitando a divulgação do conteúdo e aumentando o numero de visitas. 

Promova links internos: 

  • Essa prática é muito importante, pois assim como o sitemap cria um mapa do conteúdo de seu site ou blog, os links internos criam uma rede de conteúdo relativo, facilitando a indexação e também fazem com que os visitantes permaneçam mais tempo em suas páginas. 

Reduza o tempo de carregamento: 

  • Existem vários aplicativos que mostram o tempo de carregamento de cada página de seu blog para determinado navegador, faça testes e caso seu conteúdo demore mais que alguns segundos para carregar, tome algumas medidas para diminuir o tempo de carregamento como: Evite erros em códigos, evite imagens pesadas ou conteúdo em flash, players de músicas... 

Tenha bom conteúdo: 

  • O conteúdo das páginas do seu site ou blog deve possuir textos que contenham as palavras que você deseja priorizar nas buscas, links internos entre outras coisas, porém não se esqueça que o conteúdo de suas páginas devem ser de fácil compreensão por parte dos visitantes e não somente dos buscadores. 

Ofereça serviços úteis: 

  • Ofereça aos seus visitantes além de um bom conteúdo e um site de fácil navegabilidade, serviços úteis que o farão voltar e indicar o seu site ou blog futuramente. Alguns exemplos de serviçõs : Encurtadores de links, redimensionador de imagens, consulta de pagerank entre outros aplicativos fáceis de desenvolver ou de implementar em seu site que com certeza agregará maior valor ao seu blog e maior numero de visitas. 

Atualize seu conteúdo: 

  • Mantenha o conteúdo de seu blog sempre atualizado, evite passar longos períodos sem postar novidades ou conteúdo significante, os motores de buscas dão prioridade para blogs e sites  atualizados e que seguem um padrão de atualização. 

Nomeie corretamente seus arquivos: 

  • Evite nomear fotos, vídeos e animações com nomes aleatórios, usem nomes que agreguem valor e que estejam interligados com o conteúdo de seu blog ou com um determinado post. 

Consiga bons links: 

  • Ter outros blogs apontando “links” para o seu é muito importante e conta muito para alguns buscadores, pois cada link para o seu blog é entendido como “um voto de confiança” a mais que o seu blog possui. Tente trocar links com blogs de mesmo conteúdo de forma produtiva e evite sempre os excessos. 

Ofereça conteúdo móbile: 

  • Possibilite aos seus visitantes acesso móbile, permita que eles acessem seu blog através de tablets e smartphones, sem que o conteúdo do seu blog deforme ou fique desenquadrado na tela de um smarphone por exemplo. 

Não abuse das propagandas: 

  • Evite excesso de propagandas em seu blog, principalmente na página inicial, recentemente alguns motores de buscas começaram a penalizar sites e blogs em suas pesquisas que contenham excesso de publicidade. O ideal é ter poucos anúncios espalhados de forma produtiva pelo blog, de preferência dentro dos posts e de forma que interajam com o visitante. 

Evite conteúdo duplicado: 

  • Já não é novidade que o Google e outros motores de buscas penalizam conteúdo duplicado, então os evite , revise os artigos já publicados em seu blog ou site antes de publicar um novo. 

Seja original:

  • Seja original ao produzir conteúdo para seu blog, evite copiar posts de outros blogs, pois alem de ser plágio os motores de buscas entendem como conteúdo duplicado, penalizando o blog que copiou o conteúdo e até mesmo o blog de onde foi copiado. 

Seja objetivo: 

  • Evite falar de mais e dar muitas voltas em seus artigos, vá direto ao assunto, publique conteúdo de fácil intendimento por parte dos visitantes e por partes dos robôs dos mecanismos de buscas. 

Promova seu site sempre que possível: 

  • Promova seu blog ou site sempre que possível, use as redes sociais, fóruns, MSN, entre em listas de discussões e etc. Quanto mais links úteis apontando para o seu blog melhor, mas cuidado com os excessos, não confunda promover com spam.

Tenha o Copyright atualizado: 

  • Os motores de buscas analisam tudo, até se o Copyright do seu blog está atualizado, claro que não de forma significativa, mas manter o Copyright atualizado soma pontos que podem fazer a diferença. 

Estas foram apenas algumas dicas básicas para ter um blog ou site melhor posicionado nos resultados gratuitos dos motores de buscas, existem muitas outras, mas, acima de tudo, para ter sua "marca" bem posicionada na internet o mais importante é você possuir um ambiente com visual agradável e conteúdo exclusivo e de qualidade.
Sobre: Fellipe Bastos (Catrak)

Fellipe Bastos: Mineiro, graduado em Ciência e Tecnologia, programador C/C++ e Engenheiro Eletricista em formação. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: