terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Google OAuth - Solucionar erro de propriedade.



Com o surgimento e evolução da Web 2.0 tornou-se comum blogs e sites usarem APIs fornecidas por redes sociais, portais entre muitos outros sites, com objetivo de simplificar e encurtar o caminho dos usuários e também agregar valor ao sistema. Sites como Twitter, Facebook, Orkut  e Google Plus são alguns dos fornecedores de APIs mais comuns. 


A API é uma forma de um site ou determinado aplicativo ter acesso a informações de usuários sem diretamente ter a senha e login do usuário, um exemplo pratico é quando você está em determinado site é gostaria de enviar uma postagem que você gostou para o facebook, se o site tiver acesso a uma API do facebook você pode diretamente do site visitado enviar a postagem para o seu facebook sem ter que fornecer seu login e senha para o site, tornando assim mais seguro e rápido o compartilhamento de informações. 

Mas como ter certeza que estes sites e aplicativos não terão acesso a seu login e senha? Para garantir que isso não ocorra surgiu o protocolo de autenticação OAuth

O objetivo principal do OAuth é garantir que um determinado aplicativo se autentique em outro "em nome de um usuário", sem precisar ter acesso aos seus dados de login. 

Basicamente, a aplicação pede permissão de acesso para aquele usuário e o usuário concede ou não a permissão, sem que para isso tenha que informar a senha. Essa permissão independe da senha. Mesmo que a senha seja alterada a permissão continuará válida. Além disso, a permissão dada à aplicação cliente pode ser revogada a qualquer momento.

Google OAuth:

Para que sites e aplicativos tenham acesso a informações e aplicações Google é necessário que o mesmo tenha efetuado um cadastro e o validado no Google AuthSub, onde é gerado seu OAuth Consumer Secret, que é basicamente uma chave que garante acesso a aplicativos do Google, ou seja, um API. 

Se por acaso você tentou ter acesso à algumas aplicações Google em algum site ou aplicativo, como, migrar do blogger para o wordpress, colocar o Google Apps em seu site, instalar plugins, como, o Analytics360 e apareceu a seguinte mensagem de erro:

A página que você solicitou não pode ser exibida. Outro site estava solicitando acesso à sua conta Conta do Google, mas enviou uma solicitação inválida. Entre em contato com os responsáveis pelo site que estava tentando usar quando recebeu esta mensagem para informá-los do erro. A seguir, você encontrará uma mensagem de erro detalhada. 

O site "http://seusite.com" não foi registrado.

ou

The page you have requested cannot be displayed. Another site was requesting access to your Google Account, but sent a malformed request. Please contact the site that you were trying to use when you received this message to inform them of the error. A detailed error message follows:

The site “http://seusite.com” has not been registered.

O motivo dessa mensagem é que o site ou aplicativo não foi ativado no Google Authsub ou a propriedade do domínio do seu site não foi comprovada no Google Manage Domains. 

Como solucionar: 

Primeiramente acesse o link do Google Manage Domain: https://www.google.com/accounts/ManageDomains


Conforme mostra a imagem abaixo você deve informar o domínio, ou seja, a url do seu blog ou site e clicar em add domain para adicionar. 



Clique no link do seu site que irá aparecer logo após adicioná-lo, neste exemplo estou usando o domínio celtologia.com, um novo projeto que tenho em mente. 



Vai aparecer duas opções para você utilizar para provar a propriedade do domínio, a primeira opção você deve fazer download de um pequeno arquivo em HTML e enviá-lo para a pasta principal onde está hospedado os arquivos do seu blog. 



A segunda opção é indicada para que não disponha de um servidor de hospedagem, por exemplo, para quem tem um blog no blogger e quer garantir a propriedade perante o Google de seu domínio, mas mesmo quem tem um servidor de hospedagem pode usar essa opção. 



Recomendamos a primeira opção e é por ela que continuaremos este tutorial. Então como já informado e como mostra a figura abaixo devemos baixar o arquivo HTML e enviar para a pasta onde estão os demais arquivos do site ou blog no servidor de hospedagem. 



Depois de enviar para a pasta, abra o seu link da terceira etapa da imagem acima em outra aba e clique em verificar.


Depois de confirmar a propriedade do seu domínio clique em continuar, como mostra a imagem abaixo para continuar a configuração. 

Clique em I agree to the terms of service e ativar a propriedade. 



Informe no campo Target URL path prefix a url do seu domínio e deixe os outros campos em branco e clique em salvar. 



Pronto seu domínio já esta ativado e foi gerado sua OAuth Consumer Secret, chave que você deve informar futuramente para ter acesso a alguns serviços e aplicações do Google. 



Agora que você já confirmou a propriedade do seu domínio, volte ao aplicativo que estava informando o erro de propriedade e tente novamente, desta vez ocorrerá tudo normalmente.

Confira também o tutorial: como migrar do blogger para o wordpress com o Blogger importer. 


Sobre: Fellipe Bastos (Catrak)

Fellipe Bastos: Mineiro, mestrando em Sistemas de Comunicação e Automação com linha de pesquisa em Controle e Sistemas de Energia. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: