domingo, 20 de fevereiro de 2011

5 Dicas para ótimos resultados com Email Marketing em dispositivos Mobile.

5 Dicas para ótimos resultados com Email Marketing em dispositivos Mobile.

Imagine que você use campanhas de email marketing para divulgar seu blog, site ou algum outro produto, e por acaso alguns de seus usuários ou clientes utilizem dispositivos moveis, e na hora de ler a mensagem, tudo aparece destorcido ou a mensagem não atrai a sua atenção do usuário. Seria uma experiência ruim para ambas as partes, por isso separei 5 dicas para evitar essas e outras falhas com Email Marketing em dispositivos móveis. Confira!


Conseguir bons resultados com e-mail marketing requer atenção e criatividade. Se você consegue ter certeza que seus leitores tanto comuns quanto móveis estão satisfeitos com os e-mails recebidos, isso com certeza lhe trará bons frutos, pois e usuários e clientes satisfeitos e lucro certo. Confira algumas dicas.

Inclua uma versão em texto:

Incluindo uma cópia em formato texto de todas as mensagens em HTML que você enviar vai lhe ajudar a eliminar potenciais problemas para os assinantes móveis com leitores que não suportam HTML. 

Qualquer serviço de um bom email marketing permite que você inclua uma versão em texto, certifique-se que você está usando.

Atraia o Leitor:

Como qualquer título, o assunto tem que captar a atenção de forma rápida e conduzir o leitor a clicar. A melhor prática atual para títulos em dispositivos móveis é mantê-lo no formato de 5 palavras. Isso mesmo, você tem cerca de 5 palavras para atrair a atenção de seu leitor, porque depois de cerca de 5-7 palavras, o assunto pode ficar extenso e trucado, ainda mais em uma tela de celular, por exemplo, tornando uma oportunidade perdida. 

Use right tags em suas imagens:

Se a sua mensagem de e-mail marketing inclui imagens, certifique-se de incluir uma tag alternativa (alt) para descrever o que é essa imagem, você deve fazer isso sempre que tiver uma imagem em suas campanhas, pois leitores móveis não são os únicos que podem não ser capazes de ver as imagens.

Não use tags repletas de palavras-chaves, não vai ser uma experiência boa para o seu usuário. Use a tag para realmente o que ela serve, descrever brevemente o que a imagem é, de uma forma que permita que o leitor entenda se a imagem não for carregada. 

Muitos dispositivos podem exibir todas as imagens corretamente, mas não todos eles, por isso use texto alternativo de forma inteligente para fazer com que todos os leitores captem a mensagem a ser transmitida.

Seja Objetivo: 

Pessoas que usam dispositivos móveis passam menos tempo lendo um post ou uma campanha, devido à tela ser menor para ler e também o fato de que eles geralmente estão em movimento ou fazendo mais de uma coisa ao mesmo tempo, para se certificar que seu e-mail marketing tenha efeito, seja claro e objetivo, quanto menor e mais focada for a mensagem, melhores resultados serão obtidos.

Coloque o objetivo principal de sua campanha perto do início ou em algum lugar onde ele se destaca essa é a chave para obter a retorno desejado. 

Faça testes:

Você pode estar se perguntando como vou saber o resultado final da campanha em cada tipo de dispositivo móvel. Só porque ele fica bem em um iPhone, não significa que não será mutilado em um Blackberry. Para isso existem alguns simuladores que permitem ver como as coisas vão aparecer em vários dispositivos. Uma busca no Google por "mobile device simulator" vai lhe dar muitas opções.

Separei algumas:

Explore ao máximo seu serviço de email marketing, podem ter novidades que você ainda não sabe, simplesmente porque não olhou direito. 

Até a próxima.

Sobre: Fellipe Bastos (Catrak)

Fellipe Bastos: Mineiro, mestrando em Sistemas de Comunicação e Automação com linha de pesquisa em Controle e Sistemas de Energia. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

0 comentários: