-Publicidade-


sábado, 4 de dezembro de 2010

Google e Bing Confirmam Impactos das Redes Sociais no Ranking de Buscas.

-Publicidade-

Recentemente apos muita especulação sobre os impactos das mídias sociais como Twitter e facebook no SEO (Search engine optimization) de sites e blogs o Google e o Bing resolveram se manifestar sobre tais impactos.

Em resposta, o Google afirma que o número de vezes que um artigo é compartilhado no Twitter é usado como um sinal em ambos os rankings de busca orgânica e Google Notícias.

O Bing e o Google também mencionaram que eles calculam de alguma forma a autoridade social para uso em pesquisa ao vivo e em situações limitadas dentro de pesquisa na web comum, ou seja, nesse caso a quantidade de seguidores e amigos em um determinado post e site seriam de fundamental importância para um melhor indexamento.

Rand Fishkin do SEOMoz publicou também sua reação à notícia dada pelos buscadores, descrevendo exatamente como a mídia social pode afetar o motor de rankings de pesquisas e estratégia de SEO.

As métricas de SEO do futuro podem muito bem incluir dados sociais, tais como:

  • Timing - este é um Tweet automatizado ou algo de mais valor?
  • Diversidade - Quantas pessoas compartilharam este link e eles são importantes?
  • Engajamento - Com muitos cliques, quantos curtiram e retwitaram?
  • Autoridade Social - Quantos seguidores e amigos?
  • Relevância - Compartilhamento aleatório ou aderido a um tópico?

Rand animadamente prevê que este pode trazer o fim do spam na web como a conhecemos. Como assim? Poucas pessoas vão seguir ou amigo de um perfil que não é autêntico ou está sendo usado para fins publicitários.

A mídia social tem se tornado uma parte integral do marketing e agora está se revelando uma potência da web.

Para as melhores chances de sucesso em ganhar a exposição máxima no Google e Bing, se tornará cada vez mais importante a ser ativo no Twitter e no Facebook.

Os editores devem ter em mente a importância das mídias sociais e fazer bom proveito de sua potência, um exemplo pratico seria adicionar botões das redes sociais em seus projetos e adotar outras estratégias em cima das mídias sociais.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

1 comentários:

Fica Bela disse...

Bom Post!

As Redes sociais são mesmo a bola da vez!