-Publicidade-


terça-feira, 12 de outubro de 2010

3 Alternativas Para Fazer Video Aulas no Linux.

-Publicidade-
3 Alternativas Para Fazer Video Aulas no Linux.

As Vídeo aulas ou  vídeo tutoriais são cada vez mais utilizadas na internet e cada dia mais blogs utilizam esse mecanismo para interagir com seus leitores e visitantes. 


Quando por exemplo queremos fazer um tutorial explicando como instalar um programa ou como configurar certo aplicativo usamos as vídeo aulas para facilitar o nosso trabalho, uma vez que fazer o mesmo tutorial utilizando de imagens passo a passo pode demorar muito para ser feito e também a receptividade por parte dos visitantes é maior quando o tutorial é em vídeo.

Um dos programas mais usados para fazer vídeo aulas hoje é o Camtasia Studio que por sinal é muito bom. Mas e se seu sistema operacional é Linux e não o Windows o que fazer para poder fazer as vídeo aulas? uma vez que o Camtasia Studio não roda diretamente no Linux.

Para simplificar a vida de quem usa Linux e quer sair fazendo vídeo aulas por ai, separei 3 ótimos programas similares ao Camtasia que rodam em Linux e conseguem capturar facilmente a tela de seu Desktop. Confira a lista.

xvidcap live:
  • É bem leve e cumpre o que promete, captura vídeo, áudios e imagens da tela do seu desktop facilmente.
Site: http://www.sourceforge.net/projects/xvidcap/

Krut Computer Recorder:
  • É uma ferramenta de screencast para gravar áudio e vídeo da tela de seu computadorno Krut, é escrito em Java que pode rodar em qualquer plataforma que tenha a máquina virtual do Java (jre), Linux, Windows ou Mac OS X.
Site: http://sourceforge.net/projects/krut/

RecordMyDesktop:
  • É a mesma coisa que os outros dois acima, captura a tela de seu desktop com qualidade, só que mais robustos e com algumas funcionalidades a mais.

Só lembrando galera, o Camtasia Studio também pode ser emulado pelo o Wine assim ele pode rodar dentro de seu sistema operacional sem ter que usar outros programas além do wine e do camtasia.
-Publicidade-
Sobre o autor:

Fellipe Bastos: Mestre em Engenharia Elétrica com linha de pesquisa em Automação e Controle. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

1 comentários:

Pablo Magno disse...

Aê mano, se tiver afin, meu blog é esse, deixa um comentário se a parceria tiver aceita, abraço...