sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criando uma Newsletter no Google Friend Connect.


O Google friend connect é uma ótima opção para quem quer criar uma comunidade em torno de seu site ou de seu blog, conta com vários aplicativos entre eles o Gadget Seguidores que já e bem conhecido. Neste tutorial vou mostrar como criar uma newsletter no google friend connect  totalmente gratuita para o seu blog. Com ela você pode enviar noticias ilimitadas aos seus visitantes sem ter que fazer uma postagem em seu blog como acontece com os feeds.


Clique nas imagens para ampliar.

Primeiramente para criar uma newsletter gratuita você tem que ter um cadastro no Google friend connect se por acaso você tem uma conta no Google ou um blog no blogger é só você entrar com seu login e senha.


Depois de logar no site vai aparecer uma lista na lateral esquerda com todos os blogs e sites que você tem e se por acaso não aparecer nenhum é só clicar no link Adicionar site.
Clique sobre o nome do blog que você quer adicionar a Newsletter que irar aparecer uma aba com algumas opções


Vai aparecer a opção Navegue na galeria de Gadgets, você clica sobre ela e espera carregar a pagina.


Vá até o final da pagina e selecione a ultima opção que esta escrito Newsletter Subscription. Como mostra a figura acima.



Na próxima etapa vai aparecer a aba de configuração de sua Newsletter, onde você deve escolher o Texto do Cabeçalho, ou seja, o titulo da newsleter e depois uma chamada o texto padrão e logo depois a largura que você quer que o gadget da newsletter tenha . Veja na figura acima.


Como mostra na figura acima aqui você tem a opção de configurar as cores e a fonte de sua newsletter, escolha as cores e a fonte de seu gosto e clique logo abaixo em Gerar código.


Selecione todo o código gerado com cuidado e vá até o painel de configuração de seu blog, se usa o blogger vá em layouts, Adicionar novo Gadget e depois clique em Html / Javascript e cole todo o código la dentro e mande salvar.


Pronto a sua Newsletter já está criada, agora é só esperar os visitantes de seu blog inscreverem-se em sua newsletter. Veja um exemplo de uma já pronta.



Depois que tiver alguns inscritos você pode clicar em Boletins Informativos na lateral esquerda e depois em Escrever Boletins informativos para configurar uma mensagem ou texto publicitário para enviar aos seus assinantes.

Sugiro que marque a opção que mostra a imagem acima, pois com ela quando alguém for seguir seu blog, automaticamente aparecerá uma mensagem perguntando se quer gostaria de assinar sua newsletter também.


Coloque um titulo para o boletim informativo e um nome para o remetente e em baixo escreva sua mensagem ou cole um código HTML que gostaria de enviar para seus visitantes como mostra a figura acima.



Escolha os assinantes que vão receber a newsletter.


E depois de tudo configurado corretamente clique em visualizar e enviar boletim informativo.


Vai aparecer a mensagem que você escreveu se tudo estiver certo é só clicar em enviar boletim ou também você pode enviar uma copia o seu e-mail primeiro para visualizar como os assinantes vão receber a mensagem e depois se tudo estiver de acordo clicar em Enviar Boletim.



Você pode visualizar todas as mensagens enviadas no campo Histórico do Boletim Informativo, la informa quantos receberam e qual foi à data e assunto do boletim.


Bom é isso ai galera como pudem notar é bem fácil configurar uma Newsletter no Google friend Connect, espero que gostem e que tirem bom proveito dessa dica e inscreva-se em nossa newsletter, estou sempre enviando dicas que não posto aqui no blog ok. Até +

Assine nosso Feed ou receba nossas novidades e atualizações por e-mail.
Sobre: Fellipe Bastos (Catrak)

Fellipe Bastos: Mineiro, mestrando em Sistemas de Comunicação e Automação com linha de pesquisa em Controle e Sistemas de Energia. Tem interesse pelas áreas da robótica, eletrônica de potência, sistemas de controle e afins.

Confira também:

2 comentários:

Eninha Campos disse...

Interessante . Vou olhar para isto com calma .
Obrigada !

catrak disse...

Por nada Eninha olha sim aposto que vai ser interessante ter um newsletter em seu blog. Obrigado.